Maratonas russas (de inverno)

  • -

Maratonas russas (de inverno)

Category : Uncategorized

Você adora o maraturismo?

Gosta de combinar os passeios e as corridas?

A Rússia está em boa forma para isso!

Hoje vamos falar do maraturismo de Inverno!

Kizhi Ski x-Race

Esta maratona deve ser uma das mais exóticas – corrida em esqui de fundo pelo lago Onezhskoe, que no inverno transforma-se um deserto de neve. Os organizadores levam os maraturistas para a ilha Kizhi em colchões de ar e sua tarefa será simplesmente voltar para a beira do lago na cidade Petrozavodsk em esqui. A distância é de 60 km. Os colchões de ar sempre acompanham a corrida (roupa quente, alimentação, ajuda médica, etc.).

A ilha Kizhi é famosa mundialmente pela igreja de madeira da Transfiguração de Cristo. Próximo fica o parque de montanhas Ruskeala (com uma pedreira de mármore, atualmente cheia de água). Relativamente perto se encontram os mosteiros importantes como Solovetsky e Valaamsky. O Solovetsky por um lado é símbolo da colonização russa do Norte, por outro lado ele sempre foi rebelde contra a política escravizadora dos czares. Na época da URSS lá ficava um campo de concentração para os perdedores da guerra civil russa (se eles ganhassem, a Rússia, igual à China do início do século XX se tornaria um espaço, partilhado pelas administrações estrangeiras).

É curioso que nesta região da Europa do Norte (Karelia) fossem descobertas as imagens mais antigas dos esquiadores (petróglifos de Zalavruga, há 8 mil anos). Todo indica que a Karelia num futuro próximo seja uma mecca dos esquiadores!

A capital de Karelia russa é Petrozavodsk (literalmente “fábrica de Pedro”, porque a cidade foi fundada por Pedro, o Grande, em 1703 para produzir canhões).

Lugar: Petrozavodsk

Data: 13 e 14 de março de 2020

https://kareliasportfest.ru/kizhi-ski-xrace/

A Rússia oferece muitas maratonas de esqui:

Nikolov Perevoz (perto de Moscou, 18.01.2020)

Diómino (350 km de Moscou, perto de Yaroslavl, uma das capitais da rota icônica Anel de Ouro, 29.02-01.03.2020)

Europa-Asia (perto de Ekaterimburgo, 07.03.2020)

BAM Angara (perto de Irkutsk – ou seja perto do Lago Baikal! – 23.03.2020)

etc. (consulte https://russialoppet.ru/)

A Estrada da Vida

E se você não está familiarizado com esqui, você pode simplesmente fazer uma maratona clássica (42,195 km) …só de inverno.

A Estrada da Vida é uma maratona, que celebra cada aniversário da derrota dos fascistas em Leningrado. O nome “Estrada da Vida” memoriza a rota heróica, que usaram os soviéticos para suministrar e alimentar a cidade de Lenin, bloqueada pelos soldados de Hitler (nazistas alemães, fascistas italianos, finlandeses, espanhóis, organizados por seus estados, e também os voluntários fascistas de todos os demais países europeus).

Lugar: São Petersburgo (outrora Leningrado)

Data: 26.01.2020

http://wnmarathon.ru/doraga-zisny