tours nas motos “URAL” por ALTAI

Todo o mundo sabe sobre os carros russos “Lada”, como também sobre os caminhões “KAMAZ”.

Tanto os “Ladas” como os “KAMAZ” continuam “se reproduzindo”. Hoje “Lada” até tem vários modelos novos e “KAMAZ” além dos caminhões produz um ônibus elétrico.

E você sabia que a Rússia também fabrica uma moto?

É uma moto sidecar pesada “Ural”, baseada historicamente na BMW R71 (os soviéticos começaram sua produção em 1941 com nome M-72).

É curioso que o principal mercado para as motos russas “Ural” sejam os EUA! Um 97% das motos “Ural” se vendem para os EUA, UE, Canadá e Austrália. É bem cara devido a muitos elementos estrangeiros (fabricados na Itália, Alemanha, Suécia, Áustria, Japão, Taiwan e os EUA) e os russos não tem poder aquisitivo suficiente: o preço da “Ural” hoje é aproximadamente de $11 mil!

Ou seja é um brinquedo para as pessoas como Brad Pitt ou Saddam Hussein.

Brad Pitt comprou uma “Ural” para sua família, Saddam Hussein comprou as 1500 “Urais” para sua Guarda Nacional. Hoje os rebeldes iraquíes militarizam as Urais instalando no sidecar as metralhadoras, lutando contra os compatriotas de Brad Pitt.

os invasores dos EUA com um troféu iraquiano

Na URSS a moto “Ural” se considerava uma moto civil e tinha uma irmão militar, chamada “Dniepr” (se produzia na RSSU). As “Dniepr” se usavam para escoltar às pessoas “VIP”, hoje o Kremlin tem para isso as BMW (R 1200RT para os verões, R 1150RT com sidecar para os invernos).

TOURS NAS MOTOS “URAL” PELAS MONTANHAS DE ALTAI

Nossa agência de viagens é fiel à tradição e oferece os tours nas motos “Ural” pela cordilheira da República de Altai (uma república étnica dentro da Federação Russa) e pela Mongólia. Podem participar tanto os motociclistas, como seus amigos/parientes. Os primeiros dirigem as motos “Ural”, os segundos viajam nos sidecars (o sidecar é o lugar mais confortável na moto – muitos dormem e se relaxam melhor que num auto).

Altai é considerado por muitos expertos como portas de Sambala, um reino mítico de paz, povoado pelos “iluminados”. O famoso pintor russo Nikolai Roerich considerava Altai uma ponte entre a Rússia e a Índia. Ao mesmo tempo Altai é um berço dos turcos, não em vão o tanque principal do exército da Turquia se chama Altai.

Os tours por Mongólia são mais longos e incluem passeios pelo lago Baikal, montanhas de Altai e propriamente por Mongolia. Também são bastante solicitados os tours pelos lagos e montanhas do Sul e Sudeste do Cazaquistão.

Altai da percebção do Nikolai Roerich

Os meses de Julho e Agosto marcam o auge da estação mais quente, são os meses mais populares para fazer os tours nas motos por Altai. Mas ultimamente os Setembros e Outubros também são bastante quentes e secos e além disso a vantagem do outono é que não haja tanta gente como em Julho e Agosto, é mais tranqüilo.

A duração de um tour por Altai é aproximadamente de 8 dias na moto, mas se pode prolongar o tempo de tour, se vocês querem incluir:

– passeios sem motos para as quedas de água nas montanhas

– rafting pelo rio Katyn´

– passeios em helicópteros

– passeios pelas montanhas em carros 4×4 ou em quadriciclos

– passeios em cavalos

– saltos de paraquedas

etc.

Nunca dormimos em tendas de campanha, sempre optamos pelos hotéis com banheiros confortáveis, se na Mongólia passamos uma noite em uma yurta, ésta yurta sempre tem uma sauna.

Fornecemos a roupa de proteção (contra vento, poeira e água), também costumamos oferecer os capacetes (tudo é novo), mas nossos clientes motoqueiros em geral recusam os capacetes, preferindo usar os seus próprios.

O café de manhã e o jantar são organizados nos hotéis, o almoço é feito na cozinha de campanha.

O valor de 1 dia na moto (sem tours opcionais) é aproximadamente de 300 euros por pessoa, estão incluídos:

aluguel da moto,

gasolina,

trabalho de guia-motoqueiro (manutenção da moto),

servicio de um carro de acompanhamento.

Os links:

Museu Estatal de Motocicletas em Irbitsk (fábrica que produz motos “Ural”):

http://www.gbuksoigmm.ru/ekspozitsiya/